Moda

publicidade
28 de junho de 2012 • 15h28

Francal traz tendências em calçados para primavera-verão

Cor é a palavra do verão. Vale neon, metalizado, tons pastel e até mais de uma na mesma peça
Foto: Divulgação Dumond

A Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios (Francal), que será realizada até esta sexta-feira (29), em São Paulo, é onde acontece o lançamento das coleções de primavera-verão das principais marcas de sapatos do país. Por isso, o evento dita as principais tendências que vão invadir as lojas e dominar os pés das brasileiras nos próximos meses. As texturas e detalhes diferenciados estão em alta, mas a variedade de modelos, cores, estampas e saltos é a principal marca das linhas de calçados. Confira os modelos que prometem fazer sucesso na próxima estação:

Neon
O clima quente geralmente abre espaço para abusar das cores. Na coleção primavera-verão, no entanto, isso aparece de forma mais extravagante que o normal, com cores vibrantes, como amarelo, rosa, laranja e azul neon.

Tiras no tornozelo
As sandálias e chinelos, queridinhos no verão, surgem com tiras, especialmente na área do tornozelo. Aqui valem as opções lisas, de outra cor ou com bordados e pingentes.

Alpargatas ou espadrilles
Esse tipo de calçado, muito usado na Europa, continua ganhando espaço no coração das brasileiras. Seja com salto, sem salto, de couro, feminino ou masculino, quase todas as marcas trazem um modelo de alpargata ou espadrille.

Metalizado
Todas as cores têm espaço em tons metalizados, mas o dourado é o mais comum e aparece em pequenos detalhes, como no salto, ou até no calçado todo. O estilo aparece em modelos clássicos, de festa e até chinelos.

Salto Anabela
Ele é um dos mais comuns, ao lado das opções meia pata, porém geralmente aparece com uma textura diferenciada, como corda, palha ou brilho.

Bico diferenciado
Seja em modelos cap toe ou sapatilhas, o bico de cor diferente do sapato é mais uma tendência. Às vezes pode aparecer acompanhando a textura do salto, como uma ponteira, ou apenas reforçando o estilo multicolor.

Cobra
As estampas de animais continuam com tudo na primavera-verão. No entanto, a cobra aparece como a queridinha das principais marcas. Ela vem em detalhes ou no sapato todo, em modelos clássicos ou descontraídos.

Mistura de materiais
A estação abre espaço para diversos tipos de acabamento: transparência, vinil, acrílico colorido, brilho, fibra... Eles aparecem sozinhos ou em grupo em sapatos nada discretos.

Slippers
Apesar de ter surgido como um modelo de inverno, esse tipo de calçado também encontrou espaço nas coleções de primavera-verão. Ele aparece como uma opção tão confortável quanto as queridas sapatilhas.

Sneakers
Os tênis estão com tudo e vem estampados, com brilho e mistura de materiais. Mas nenhum ganhou tanto destaque quanto o modelo que tem cano alto e salto interno.

Tons pastel
As cores claras também têm lugar na estação multicolorida. Os tons verde menta, lilás, azul bebê, rosa queimado e até o branco aparecem em diversas peças.

Multicolorido
Com tantas cores é difícil escolher uma só? As indecisas não vão precisar se preocupar com isso porque na próxima estação vai ser muito comum encontrar modelos que reúnem diversas cores. Os tons vibrantes e alegres são os preferidos da maioria dos designers de sapato.

Textura e estampa
A inspiração étnica, as estampas geométricas e os detalhes com brilhos, apliques e franjas também aparecem cm força. Diversas marcas ainda trazem uma forte mistura de texturas, mostrando que a diversidade é a principal marca dos calçados da próxima estação.
 

Terra