publicidade
13 de maio de 2013 • 11h17 • atualizado às 11h25

Festa de 15 anos: fique por dentro das tendências da moda debutante

Especialistas falam os modelos, as cores e os estilos que estão em alta

  • Roberta Figueira
 

Celebrar o 15ª aniversário com uma grande festa é uma tradição que costuma entrar e sair da moda. Antigamente o evento costumava seguir um padrão mais formal com direito a troca de vestidos e valsa com 15 casais. Hoje, as debutantes continuam em alta, mas geralmente seguem um estilo mais moderninho de evento.

Segundo a consultora de imagem Aline Ritzmann, as it girls, garotas consideradas ícones de estilo, têm participação nas tendências da moda debutante, mas que a festa e o vestido devem ser fiéis ao estilo da própria aniversariante. “O vestido dos sonhos é aquele que respeita nosso estilo, nosso corpo e nosso jeito de ser. A festa de 15 anos é um momento único e marcante na vida das meninas, por isso a escolha do vestido perfeito requer planejamento e orientação”, concorda a estilista e consultora de moda Luciane Silveira.  

A troca de vestido, que antes incluía um modelo mais reto e outro mais volumoso após a meia noite, aparece nas festas de uma forma repaginada. “As meninas ainda entram com um vestido longo, que pode ser tradicional, e, para a balada, trocam por um modelo mais fashion, que pode ser um curto ou outro modelo longo, mas leve e clean nos detalhes”, explica Luciane. Isso acontece porque elas preferem um vestido mais descolado para curtir a balada.

A cor dos vestidos não precisam necessariamente combinar. “Acredito que uma troca radical de cor faz mais sucesso e determina uma divisão mais clara entre os dois momentos da festa”, defende Aline. A regra só muda quando a debutante opta por um único vestido com saia removível. “Essa tendência continua em alta. O modelo é composto de três peças: corpete, saia longa e volumosa e uma saia curtinha. É um kit muito prático, sendo que as peças devem combinar entre si”, diz Luciane. Mesmo sendo uma opção prática não é aprovada por todos. “Muitas vezes é melhor investir em um único vestido, mas que seja lindo e com um caimento perfeito”, defende Aline.

Os modelos curtos também vêm ganhando espaço na preferências das meninas. Segundo Aline, esse tipo de vestido ganhou espaço em eventos de gala. Uma prova disso, por exemplo, é o modelo escolhido por Gisele Bündchen durante o último Melt. Porém, tudo depende do dress code do evento e das tradições que a debutante deseja seguir.

A saia mullet, mais curta na parte da frente, também aparece entre as debutantes, especialmente em modelos de saia removíveis. Porém, Aline acredita que essa tendência está saindo de moda. “É importante lembrar que a debutante terá esse momento gravado em fotos e vídeos e que quando a escolha for por um vestido clássico e atemporal essas imagens têm mais chances de ser motivo de orgulho por muitos e muitos anos”, opinou.

Quanto à escolha do modelo, o estilo da aniversariante deve ser o fator determinante. “Não adianta transformar a menina em outra pessoa para o dia da festa. Ela não vai se sentir a vontade em uma data tão especial”, afirmou Aline. Segundo Luciane, as saias com babados, frufus e tule são tendência entre as debutantes que querem um modelo volumoso. O uso da saia com armação em filó também ajuda a armar a saia.

O uso da cor branca, apesar de comum, ainda é um pouco polêmica. “Ele aparece como uma tendência retrô nas novas coleções, mesclando o antigo com uma modelagem moderna, que não lembre uma ‘noivinha’. O branco também pode vir com detalhes em preto, uma forte tendência, ou tons coloridos”, contou Luciane. Na moda debutante há espaço para todas as cores. Para a estilista, a única cor que deve ser utilizada é aquela que predomina na decoração. “Se as toalhas e os detalhes da decoração forem em azul turquesa, por exemplo, e a debutante usar a mesma cor, o visual ficará meio antiquado e pesado”, afirmou.

Segundo Luciane, o rosa pink com preto está entre as combinações preferidas das aniversariantes. Além disso, as especialistas apontam tons de rosa, lilás, roxo, nude e azul como cores em alta. “O brilho também pode ser uma opção. A cor diz muito sobre a personalidade da menina”, defende Aline.

Entre os tecidos estão gazzar de seda, organza cristal, tafetás, tules, crepes, cetim, seda e tecidos nobres. A melhor opção depende do modelo escolhido. “Quanto ao decote, o tomara que caia em coração é o mais procurado e continua como tendência”, afirma Luciane. Segundo Aline, as transparências das rendas e dos tules nas costas e cintura também aparecem como uma tendência, assim como o bordado em pérola, um clássico revisado. Os modelos com um ombro só, rendas nobres com bordados, muito brilho na parte superior e tecidos em paetês seguem em alta. “Quanto aos bordados os cristais são essenciais, pois brilham na medida, mantendo a elegância”, disse Luciane. 

Terra