Fashion Rio Inverno 2010

 
 

Moda » Fashion Rio » Inverno » Fashion Rio Inverno 2010 » Fashion Rio Inverno 2010

 Ficha técnica da Têca
04 de janeiro de 2010 19h48 atualizado em 09 de janeiro de 2010 às 18h38

croqui teca, interna. Foto: Reprodução

croqui teca, interna
Foto: Reprodução

Data de nascimento da grife: 2005

Nome do estilista: Helô Rocha

História da grife: Inaugurada em 2005, com loja na Alameda Franca (hoje fica na Oscar Freire), a Têca é uma espécie de ponte entre as raízes nordestinas de Helô Rocha e sua essência cosmopolita. É um território livre, refrescante, jovem e bem-humorado, no qual a estilista inventa e reinventa, mistura estampas, traduz suas idéias, cria para mulheres femininas, sofisticadas, sexies e modernas. Helô cria também para satisfazer seu desejo de juntar suas novas vontades com o artesanal, dando forma a roupas ricas e com personalidade. Entre o mix de produtos, estão t-shirts, acessórios inusitados, vestidos, saias, blusinhas, shorts e jardineiras. Um estilo para mulheres pautadas pelo hi-lo, que vão do sushi à caranguejada; do rock londrino à música de Roberta Sá; do descanso em uma praia deserta à folia do carnaval baiano.

Primeiro desfile no Fashion Rio: Em 2007, com a coleção verão 2008.

Quantas vezes desfilou no Fashion Rio: Quatro edições - verão 2008, inverno 2008, verão 2009 e verão 2010. A marca pulou a edição inverno 2009.

Fatos marcantes: A estreia da grife em uma semana de moda como o Fashion Rio é uma lembrança forte.

Resumo das duas últimas temporadas:

Verão 2010 - Inspirado nas mulheres francesas que fizeram história por seu estilo inconfundível - Jane Birkin, Françoise Hardy e, especialmente, Brigitte Bardot. Tendências: tons pastel + pele + azul-marinho; shape sessentinha ou oitentinha + um pouco de volume nos ombros; tecidos formados por fibras naturais, como seda, algodão e bambu; acessórios em forma de flor feitos com corais e escarpins coloridos nos pés. Inverno 2009 - O inverno 2009 (não houve desfile) se pautou por uma moda moderna, feminina, chique e sofisticada, inspirada no universo de Blair Waldorf (Gossip Girl) e suas amigas do Upper East Side. "A série é um vício, é a cara das meninas que vestem Têca, por isso é natural que muitas referências para o outono-inverno tenham saído de lá", diz a estilista, que para a temporada criou um Upper East Side "mais tropical", com direito a influências sul-americanas e cobiçados vestidões estampados. Além dos xadrezes, a grife apostou na padronagem geométrica de losangos e estampas com inspiração vintage bem delicadas.

Tendências: A estilista Helô Rocha buscou referências no filme The Hunger, de Tony Scott. Portanto, a coleção tem temática vampiresca, além de contar com toques rocker da banda Blondie (do fim da década de 1970) e estética de Thriller, sucesso de Michael Jackson. A linha traz comprimentos curtos, que variam entre justos em toda extensão e com volumes nos quadris. As mangas são "mais quadradinhas" e recebem aplicação de bordados. Estampas de corações ou de pequenos morcegos, imagem presente também no paetê, marcam presença. As peças são marcadas por muito preto, azul e cinza. Nuances de vermelho, laranja, bordô, vinho e marinho pontuam blusas, saias, casacos, calças e vestidos feitos em lã, organza de seda, crepe de chine e camurça. Ainda em relação aos tecidos, destaque para as malhas de tricô feitas por Lucas Nascimento, combinadas a plissados e alfaiataria. Repetindo a parceria da temporada anterior, os acessórios levam a assinatura de Diego Cattani e são desenvolvidos com turmalinas negras em estado bruto e esferas de ágata com incrustações de ametista e quartzo fumê.

Ficha Técnica do desfile:

Estilo: Helô Rocha

Direção de Desfile: Ruy Furtado

Styling: Letícia Toniazzo

Beleza: Ricardo dos Anjos

Trilha: Dustan Gallas

Cenário: Aldanisa Sá

Acessórios: Diego Cattani

Direção de arte: Tatiana Vella

Redação Terra