Iesa Rodrigues

› Moda › Fashion Rio › Inverno › Fashion Rio - Inverno 2009 › Iesa Rodrigues

Iesa Rodrigues

Terça, 13 de janeiro de 2009, 17h42 Atualizada às 23h59

Novos designers têm segundo dia de desfile

Iesa Rodrigues

Iesa Rodrigues Koolture, no brilho
Enfim, mais uma evolução na moda carioca: Daniela Conolly, que já morou em Paris e Nova York, estudou ilustração e sempre agradou por saber customizar camisetas, mostra que está decidida a investir a sério na criação de roupas. Sem deixar de lado as ligações com o universo rock e as figuras inspiradoras, como Madonna e Maria Antonieta, Daniela fez a Koolture como um patchwork de referências próprias, sem ênfase em camisetas e shorts jeans.

» Veja fotos do desfile da Filhas de Gaia
» Veja mais fotos do desfile da Koolture
» Assista a trechos do desfile da Koolture
e Filhas de Gaya

» Rock Rock e estilo gótico formam
o inverno dos Novos Estilistas


A base é o preto, com interferências em prata, aplicações metálicas irregulares sobre vestidos e calças. Há longos de tricô mescla, um macacão diferente do que tem sido visto nas passarelas: é sexy, ajustado, um pouco anos 40. O tom havana também está presente em saias, o volume balonê não sumiu. As saias são curtas, como Daniela gosta, e um jeito cigano dá a graça à saias longas, montadas em panos pretos, cinzas e pratas, valorizada no final por Ana Claudia Michels.

Filhas de Gaia, coloridas
Elas saem do espectro sombrio que costumam seguir. O tema das catedrais góticas obriga a cores e desenhos fortes, usados em saias-repolho, em vestidos curtinhos, mas festivos. Afinal, a grife da Marcela Calmon e da Renata Salles é a favorita das garotas cariocas que são madrinhas de casamento.

Letícia Birkheuer abriu a coleção, linda, de drapeado branco, e fechou de longo preto, emoldurado por babados. Se esfriar, há coletes com brilhos, jaquetas tipo perfecto em tecidos finos, tules furtacores e metalizados.

O final é em preto, já que há um quê soturno no gótico. Entre os destaques, o longo espartilhado, um belo curto com repuxados, vestido por uma modelo bonitinha, mas com cara de sofrimento (sapatos apertados, talvez?) e o belo longo da Leticia no final.

As Filhas de Gaia crescem e combinam os cetins e sedas do verão com matérias mais foscas, mais sérias, como o veludo stretch, de efeito turvo.


Iesa está na área da moda desde o final dos anos 60, quando começou no Jornal do Brasil como ilustradora. Passou à produção e redação nos anos 70. Trabalhou na revista Desfile, na sucursal das femininas da Editora Abril em 80, mas voltou ao JB como editora da revista Domingo.

Há 12 anos abriu o site www.estiloiesa.com.br e em 2001 criou o curso de Jornalismo de Moda no Senac Rio.

Especial para Terra

Márcio Nunes/Photo Rio News
Ana Claudia Michels exibe look da Koolture com base no preto e estilo rock
Ana Claudia Michels exibe look da Koolture com base no preto e estilo rock

Busque outras notícias no Terra