Tendências

publicidade
22 de abril de 2013 • 12h15

Verão carioca: confira 12 tendências do Fashion Rio

 

Terminados os desfiles cariocas, chega a hora de relembrar algumas das tendências. Looks monocromáticos, pretos e brancos, estampas mil, das gráficas às floridas. Jeans, transparências, bonés, longos, barriga de fora. Confira 12 destaques apresentados nas passarelas da 23a edição do Fashion Rio, com 26 desfiles, no estacionamento da Marina da Gloria.

Monocromáticos: os monocromáticos prometem fazer carreira no verão. Você pode escolher um tom bem forte ou mais ameno. Nos fortes, a aposta são os verdes, pinks, vermelhos, azuis, abóbor e os amarelos como flúo e limão siciliano. Tem também os tons mais lavandas. Os loks num tom só fazem aparecem num apeçca só e pode ter como complemento os sapato e a bolsa ou em várias peças, como calças, camisas e jaquetinhas, para citar alguns. Vale usar a mesma cor em tecidos diferentes, mais pesados e mais leves.Nessa onda da mocromia, entram também os brancos. E isso para homens e mulheres

Preto e branco: o bicolor continua forte, seja em partes das roupas bem diferentes seja por conta das estampas gráficas nesses dois tons. Muita gente já está usando fora das passarelas, mas no verão vai continuar firme e forte.

Flores: o jardim de verão parece que vai ficar cada vez mais florida. As flores e folhas estão cada vez mais presentes nas estampas, seja em rendas sobre transparências, seja em guipures, em bordados e nas estampas. Não faltam opções para quem quer se vestir como um buquê.

Estampas além do jardim: as flores são fortes, mas outras estampas também prometem desenhar o verão, podem vir em motivos barrocos, onças, tigres, zebras (peles e caras), pássaros, peixes. E também os geométicos supercoloridos, que vão além dos gráficos em preto e branco.

Transparências: verão que é verão não fica sem transparência. E hoje em dia, inverno também. Nas passarelas, são explicitas, sem nada por baixo ou deixando aparecer a calcinha. Na vida real, isso deve ser evitados. A solução também pôde ser vista nas passarelas: sobreposições de tecidos opacos ssobre ou sob telas trnasparentes. Outro recuros também é velar um pouco o brilho de paetes com transparência.

Jeans variados: vamos falar só do tecidos e não das peças, que vem em todas as variações do jeanswear. Gosta de claro délavé, tém. Gosta de manchado, tem. Gosta de escuro, também tem. Mas tem também em tie-dye (aliás, apostem nessa tendências também para outros tecidos) e dip-dye (apenas em dois tons), bordados, estampados com listrinhas, bolinhas, desenhos pequenos. E também recebem aplicações de bordados e pedrarias. O democrático jeans está ainda mais democrático.

Barriga de fora: as blusas cropped estão cada vez mais conquistando seu espaço na moda. Se no verão passado eram apenas os top e bustiês, agora vêm com tudo. Blusas, t-shirts, jaquetinhas. Claro que precisa ter barriga sarada, mas nem precisa chegar perto do abdômen da Renata Kuerten. Para quem não tem, o jeito é usar as peças sobre outras mais compridas, como pede outra tendências: as sobreposições.

Neoprene: muitas peças vêm encorpadas e o uso de neoprene tem sido muito visto. O uso do tecido típico dos surfistas têm influencia no mar, nos esportes aquáticos e na própria onda esportiva. A diferença agora é que vem mais leve e é chamado de malha prene.

Esportivo: essa tendência, inspirada nos anos 90 já vista nos desfiles internacionais e em São Paulo também aparece no Rio e promete manter-se no próximo e em vários verões. Silhueta inspiradas nos roupões de bodes, no estilo dos surfistas, skatistas e ciclistas. Entram ainda shorts mais larguinhos e bermuda ciclista. Mas o estilo esportivo vem em detalhes, como nas formas de jaquetas, parkas, hoodies e calças. Cós, barras e punhos com elástico também remetem ao tema. As roupas, mesmo com modelagem esportiva, podem vir em tecidos nobres ou com aparência empapelada, plastificada.

Acessórios na cabeça: os bonés, principalmente para as meninas, estão ente as novidades do verão. Mas eles não vem simples. Recebem adereços, brilhos, contas, pedras, correntes. As abas não são pequenas e eles chegam mesmo para fazer a cabeças das garotas descoladas. Lenços, laços e bandanas também batem cartão no verão.

Sapatos: nos pés, os calçados masculinos, como os vistos há algumas temporadas prometem calçar os pés femininos. Oxfords, mocassins, creeppers. Mas há espaço também para sandálias poderosas, altas, com saltos finos ou grossos, plataformas, coloridas e bicolores.

Vestidos longos: verão é sinônimo de relax e conforto. Depois de temporadas em que as peças vinham mais estruturadas, há um caminho voltado para mais fluidez. Nisso entram vestidos e saias amplas e leves. Corte godê ou franzido, algumas acinturadas, outras mais soltas. Muitas vêm dos anos 50, do New Look Dior. Túnicas soltas, usadas sobre shorts e calças também valem. Mas, calma, também têm também curtos e pelos joelhos. 

<a href=" http://moda.terra.com.br/infograficos/fashion-rio-verao-2014-vc-usaria/iframe.htm o infográfico</a>
Ponto a Ponto Ideias