PUBLICIDADE

Make up nude é acessório da mulher; diz maquiador

17 abr 2013 - 07h16
(atualizado às 07h16)
Compartilhar
Exibir comentários

O cabeleireiro e maquiador Marcos Costa, que além de diversos trabalhos na moda, é pioneiro em ministrar cursos de maquiagem para amadoras em todo o País, diz o que deve ser tendência no próximo verão em termos de make up. A seguir, o profissional também dá dicas úteis para todos os tipos de mulheres se valorizarem cada vez mais.

Marcos Costa conta segredos de maquiagem:

Terra – Como surgiu a ideia de dar cursos de maquiagem Brasil afora?

Marcos Costa – Uma amiga minha comprava muitos produtos, o que, aliás, muita mulher faz, e comecei a bisbilhotar na gaveta dela. Encontrei um monte de coisas vencidas.  Ela me disse que tinha viajado e que ficou com medo de sair de linha e, por isso, tinha comprado três. Então, havia produto vencido e errado. Isso me inspirou a fazer oficinas de maquiagem em todas as capitais metropolitanas, cidades pequenas, Minas Gerais, Rio Grande do Sul... Inclusive, já atravessei rio para dar curso de maquiagem. Sempre com um público heterogêneo, com mulheres que sabem tudo e que não sabem nada. É um aprendizado bacana para o meu trabalho, que levo para a moda e a publicidade. Aprendo com essas pessoas.

Terra – Como é maquiar a mulher brasileira levando em conta a mistura de raças e etnias?

Marcos Costa –

As pessoas me perguntam nos meus cursos qual o formato do rosto delas e, muitas vezes, digo que tem um rosto misturado. Isso é desafiador.

Terra – Como você escolhe seus produtos?

Marcos Costa –

Muitas vezes, escolho produto barato, mas que tem procedência muito séria. A mulher leiga ou o profissional deve saber como o produto é fabricado, se não tem substancias cancerígenas, se não é testado em animais, se não tem carmim (usado na indústria cosmética para ter a coloração vermelha, mas para isso é preciso matar não sei quantos insetos que vivem nos Andes). Mesmo que ganhe algo que não rola, não uso.

Terra – Existe batom que faz crescer os lábios, certo? A tecnologia está presente na maquiagem?

Marcos Costa –

Sim, há muito tempo. As bases, por exemplo, além de embelezar, mantêm a hidratação da pele. Elas também devem ter filtro solar. Há a high definition, por causa da indústria de cinema, que nada mais é do que uma nomenclatura para um make up que deixa a pele o mais natural possível.

Terra – Para o próximo verão, qual a tendência? Algo com mais cor ou mais neutro?

Marcos Costa –

Aposto muito nas cores, mas com equilíbrio. A maquiagem nude não é mais tendência. Ela é acessório da maquiagem da mulher. Nos anos de 1980, houve uma explosão de cores na moda e na beleza, e nos anos de 1990, veio a onda no minimalismo, com make up mais natural. E nos anos 2000, está tudo mais democrático. Ainda bem.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade