0

Modelos negros protestam contra falta de representação no FR

7 nov 2012
21h11
atualizado às 21h39
  • separator
  • comentários

De braços dados e peito desnudo, um grupo de manifestantes do movimento Educafro percorreram os corredores da 22ª edição do Fashion Rio nesta quarta-feira (7) para protestar contra a falta de negros nas passarelas brasileiras. 

Grupo de manifestantes do movimento Educafro protestam contra a falta de negros nas passarelas brasileiras
Grupo de manifestantes do movimento Educafro protestam contra a falta de negros nas passarelas brasileiras
Foto: Daniel Ramalho / Terra

Vote em quem você quer ver na passarela do Fashion Rio

Segundo Moisés Alcunã, um dos coordenadores da Educafro, a ideia é cobrar a representação mínima de 10% de modelos negros em cada desfile. "Já entramos inclusive com uma representação no ministério público. O Brasil é tão rico e miscigenado quanto mal representado”.

"Até parece que somos um país nórdico!”, reclamou o ator Marco Rocha, que caminhava ao lado de Alcunã. “Se aqui fora temos atenção, por que não lá dentro?”, questionou.

Entre um desfile e outro, os modelos, com o rosto e corpo pintados, faziam performances, chamando a atenção do público. “A arte é a melhor forma de protesto, cria reflexão, faz as pessoas repensarem o seu lugar”, disse Alcunã.

A Educafro é uma organização nacional que promove a inclusão da população negra nas universidades públicas e particulares, além de lutar para que o Estado cumpra suas obrigações com a população negra pelo fim da discriminação étnica. 
 

Fashion Rio Inverno 2013
Terra, a maior empresa latino-americana de mídia digital, transmite ao vivo os desfiles de inverno 2013 do Fashion Rio, com exclusividade para web, inclusive para tablets, smartphones e TVs conectadas. Entre os dias 7 e 9, os desfiles serão transmitidos direto do Píer Mauá, na capital fluminense, pela parceria entre o Terra e FFW. Além das transmissões ao vivo, o Terra terá os blogs da apresentadora de TV Isabella Fiorentino e das jornalistas de moda Iesa Rodrigues e Tatiana Sisti.

O Fashion Rio reúne 18 desfiles em uma edição extra, a terceira de 2012, responsável por finalizar a transição para o novo calendário da moda brasileira. Seriam 19 desfiles ao todo, no entanto a grife Ágatha cancelou sua apresentação. A partir de 2013, os desfiles da coleção verão acontecerão em março de cada ano e os de inverno em outubro.

 

Fonte: Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade