0

Astro global, rock e pets marcam 1° dia do Fashion Rio

8 nov 2012
01h00
atualizado às 02h00
  • separator
  • 0
  • comentários

Esta quarta-feira (7), primeiro dia da 22ª edição do Fashion Rio, que aconteceu no Píer Mauá, Rio de Janeiro, foi marcada pelas coleções de Alexandre Herchcovitch, Acquastudio, Oh, Boy!, Alessa e TNG - esta última foi acompanhada pela banda RPM, que agitou o público com muito rock. Rodrigo Lombardi, o galã da novela global Salve Jorge, também foi destaque no evento, assim como o gatinho e o cãozinho que apareceram no desfile da Oh, Boy!.

Rodrigo Lombardi, show do RPM e cão no desfile da Oh, Boy! foram destaques do primeiro dia do Fashion Rio
Rodrigo Lombardi, show do RPM e cão no desfile da Oh, Boy! foram destaques do primeiro dia do Fashion Rio
Foto: Mauro Pimentel / Terra

Vote em quem você quer ver na passarela do Fashion Rio

 
A marca Ágatha cancelou seu desfile horas antes de subir à passarela, após decidir pular esta semana de moda carioca para se preparar melhor para a próxima montagem do evento, em março do ano que vem. Protesto e polêmica também deram as caras no Fashion Rio, com modelos criticando a possível participação de Catarina Migliorini no desfile de encerramento (a brasileira, que leiloou sua virgindade, foi cortada do evento e saiu de fininho do evento, evitando assim falar com a imprensa). Um grupo de manifestantes do movimento Educafro também aproveitou o evento para chamar atenção. Neste caso, para protestar contra a falta de negros nas passarelas brasileiras. Veja abaixo o que aconteceu neste primeiro dia de desfiles no Rio:

                                                                                                      Acquastudio abriu o line-up oficial do Fashion Rio nesta quarta-feira (7), com pouco mais de 30 minutos de atraso e uma sala de desfiles lotada. A grife apresentou sua linha de roupas de festa e surpreendeu com peças estruturadas. Para a coleção, a estilista Esther Bauman se inspirou nas queimadas do cerrado brasileiro e apostou nos tons escuros, como vinho, preto e vermelho, até chegar no palha e dourado. As peças foram compostas, principalmente, com linho, couro, renda e organza, e predominaram os modelos evasê ou com bastante volume. O make foi discreto e as unhas inglesinha vermelha e com as pontas pretas.

                                                                                                  Alexandre Herchcovitch levou para a passarela sua linha mais popular. O estilista misturou estilos diferentes em um só desfile e apostou em elementos étnicos e retro-futuristas. As tradicionais estampas do Peru foram misturadas com corte A, combinadas com ponchos e acessórios com um "quê" retro-futurista - principalmente os óculos de sol, desenvolvidos em parceria com a Chilli Beans. Pink, verde, vermelho, azul, cinza e prata apareceram no mesmo mesmo look e contrastaram com botas e saltos prateados. A parte masculina chamou atenção pelas sobreposições, principalmente de três peças na parte de cima.

 
 
A Oh, Boy! arrancou suspiros da plateia, que foi surpreendida com um cachorro e um gato durante o desfile da grife. A coleção também agradou e abusou de muita cor, vestidos curtos e estampas divertidas, com cortes despojados e looks comerciais. Macacão e tecidos texturizados ganharam espaço e tiveram a composição arrematada com botas também coloridas - com destaque principalmente para os tons fortes de rosa, azul e amarelo. Com a produção das modelos estilo "bonequinha de luxo moderna", o look foi arrematado com acessórios que faziam referência aos animais.
 
 
A Alessa foi a penúltima a pisar na passarela do Fashion Rio, nesta quarta-feira (7), no Píer Mauá. A previsibilidade é uma das marcas registradas da grife, entretanto, esta coleção inverno 2013 foi de novidades. Foi apresentada uma coleção inspirada no Boudoir Celta, exaltando as mudanças dos tempos e estações. A cartela de cores não ultrapassou o preto e branco. A estilista Alessa Migani quer que a grife passe por uma transformação e, por isso, inaugurou as peças de alfaiataria ao lado da silhueta em moulage. A transparência foi um dos pontos fortes da linha, bem como paetês e tecidos metalizados. O comprimento das peças se manteve abaixo do joelho e a falta de decote abriu portas para colarinhos fechados, mas que abusaram do brilho.
 
 
Última grife a desfilar no primeiro dia do Fashion Rio, a TNG tem tradição em levar à passarela astros de novelas da Globo e, para este ano, levou Rodrigo Lombardi, o Théo de Salve Jorge. Esta foi a segunda apresentação do ator pela marca - a primeira foi em 2009, quando era o protagonista de Caminho das Índias. A marca de Tito Bessa Jr. desenvolveu a coleção de inverno 2013 inspirada nos exploradores do século XXI, uma referência à utilização da tecnologia para se aventurar e conhecer o mundo. A linha feminina apostou em formas que valorizam o corpo, com tops amplos e a parte inferior justa – há uma variação entre cintura alta e baixa, decotes discretos e saias godê. A coleção masculina, por sua vez, baseou-se em shape biker, militar e alfaiataria slim. O principal tom foi o preto.
 
Famosos
Celebridades estiveram na plateia e na passarela do primeiro dia do Fashion Rio. Antes de desfilar, Rodrigo Lombardi falou sobre moda e disse que os homens deveriam gostar mais do que vestem. O ator também explicou que sua relação com a TNG é antiga, já que ele acompanhava seu pai, Ari, que o levava ao escritório da marca para apresentar novas coleções de roupa.
 
Quem também chamou atenção no Píer Mauá foi Mister M, um ex-traficante do Complexo do Alemão, hoje chamado pelo verdadeiro nome, Diego Santos. Com 27 anos, se tornou membro do Grupo Cultural AfroReggae e esteve no Fashion Rio como garoto-propaganda da marca Reserva. Na "nova vida", ele tem dois sonhos: fazer uma novela e desfilar. “Toparia muito desfilar, é meu sonho", admitiu.
 
A atriz Júlia Almeida também marcou presença. Ela acompanhou o desfile da grife Herchcovitch e falou um pouco sobre o seu jeito de se vestir. “Tenho vários estilos. A moda é uma obra de arte, mas tem que ser divertida. Tem gente que tenta seguir tendências e acaba perdendo a sensualidade”, afirmou. Júlia ainda chamou atenção ao aparecer com dois looks durante o evento. Ela chegou com um look todo preto e, depois, foi fotografada circulando com um vestidinho ajustado ao corpo, sobreposto por um camisão vermelho transparente.
 
Campeã do BBB 11 e atual integrante do humorístico global Casseta & Planeta, Maria Melilo conferiu os desfiles da Oh, Boy! e TNG. De shorts curto e sandália azul bic, a atriz disse gostar de roupas coloridas, brilho e color blocking. Com as pernas à mostra, ela ainda comentou que continua firme com a rotina de exercícios e que recebeu vários convites para desfilar no Carnaval, mas que ainda não se decidiu. "Estou malhando, como sempre", contou.
 
A atriz Jéssika Alves também prestigiou o primeiro dia do Fashion Rio. Ela esteve no evento para assistir ao desfile da grife Oh, Boy! e falou sobre moda, estilo e planos para a TV. Ela, que já se aventurou nas passarelas, admitiu que desfilar não é seu forte. "Não sei fazer 'carão'", brincou.
 
Rio Moda Hype
Seios de fora e o contraste entre sexy e relax marcaram a 17ª edição do Rio Moda Hype, que contou com o desfile de quatro estilistas novatos, além do veterano Sann Marcuccy. A apresentação começou com a grife Wasabi, das estilistas Ana Wambier e Daniela Sabbag, do Rio de Janeiro, que misturaram em sua coleção de inverno o luxo, o básico e o antigo, criando uma linha high-low. As peças foram feitas, em sua maioria, por tecidos leves, e tiveram destaque para os tons arenosos, além do dourado e azul.
 
Patrícia Gimenez, de São Paulo, veio na sequência, e surpreendeu com o clima árabe e com looks decotados - que não demoraram muito para deixar uma das modelos com só seios de fora, em uma composição proposital para isso. As peças mais sérias apareceram em calças de cintura alta e a cartela de cores teve destaque para os tons quentes, como laranja, pink e vermelho.
 
A Unak, de Bruna Cineze Santini, é dedicada a homens e mulheres, e apareceu na passarela com uma linha cheia de jeans, sarja e peças do dia a dia. Na cartela de cores, muito preto, branco, azul e cinza. Nos pés, destaque para as ankle boots. Os ternos com botões colocados fora de simetria se destacaram, além dos maxicasacos.
 
Já a Enkb, de Cinthia Mádero e Mell Barbosa, de São Paulo, é dedicada ao público masculino. A linha escolheu como chave da coleção a alfaiataria, além dos conjuntinhos de shorts e blusa, com mix de tecidos. Nos pés, os coturnos arremataram a produção. 
 
O veterano Sann Marcuccy, de Brasília, acertou a mão entre o sexy e o tímido. As peças longas, com fendas, foram combinadas com camisetas compridas que escondiam parte do corpo. A linha de inverno do estilista é foi inspirada no quadro Universal Exhibiron de Nanet, com texturas e formas do século 19. Seda, linho, sarja, malha e renda formaram a coleção com as cores em tons de bege, branco e dourado.
 
Cancelamentos e polêmica
Faltando algumas horas para os desfiles desta quarta-feira (7), primeiro dia do Fashion Rio Inverno 2013, dois cancelamentos foram anunciados. A grife Ágatha cancelou sua apresentação, agendada para às 20h, por preferir adiar a participação para a próxima edição do evento. A marca decidiu pular esta semana de moda carioca para se preparar melhor para a próxima montagem do evento, em março do ano que vem.
 
Outro desfalque deste primeiro dia de desfiles foi Catarina Migliorini, a brasileira que leiloou a virgindade recentemente, como parte de um documentário. Ela desfilaria pela TNG, ao lado de Rodrigo Lombardi, mas sua presença na passarela foi cancelada algumas horas antes. A ausência de Catarina parece não ter afetado as modelos do Fashion Rio, que não concordavam com a participação da jovem, por acreditar que ela não tem qualquer relação com a moda. “Acho ridículo leiloar a virgindade, não é uma coisa que deveria ser leiloada e também não entendi a ligação dela com a moda”, afirmou Marina Heiden. 
 
Em coletiva de imprensa, Tito Bessa Jr., diretor geral na TNG, falou sobre a polêmica e explicou por que decidiu cancelar a participação de Catarina. “A marca não tem preconceito, mas não esperávamos essa reação negativa”, explicou. Bessa disse que achou que o público se sentiu ofendido. “É a mesma coisa que fazer uma roupa que não funciona. Decidi tirá-la do desfile em respeito ao meu público”, completou.
 
Protesto
De braços dados e peito desnudo, um grupo de manifestantes do movimento Educafro percorreu os corredores da 22ª edição do Fashion Rio nesta quarta-feira (7), para protestar contra a falta de negros nas passarelas brasileiras. Segundo Moisés Alcunã, um dos coordenadores da Educafro, a ideia é cobrar a representação mínima de 10% de modelos negros em cada desfile. Entre um desfile e outro, os modelos, com o rosto e corpo pintados, faziam performances, chamando a atenção do público. 
 
Fashion Rio Inverno 2013
O Terra, a maior empresa latino-americana de mídia digital, transmite ao vivo os desfiles de inverno 2013 do Fashion Rio, com exclusividade para web, inclusive para tablets, smartphones e TVs conectadas. Entre os dias 7 e 9, os desfiles serão transmitidos direto do Píer Mauá, na capital fluminense, pela parceria entre o Terra e FFW. Além das transmissões ao vivo, o Terra terá os blogs da apresentadora de TV Isabella Fiorentino e das jornalistas de moda Iesa Rodrigues e Tatiana Sisti.
 
O Fashion Rio reúne 18 desfiles em uma edição extra, a terceira de 2012, responsável por finalizar a transição para o novo calendário da moda brasileira. Seriam 19 desfiles ao todo, no entanto a grife Ágatha cancelou sua apresentação. A partir de 2013, os desfiles da coleção verão acontecerão em março de cada ano e os de inverno em outubro.
 
Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade