Moda

publicidade
12 de janeiro de 2012 • 01h39 • atualizado às 01h42

Famosos, pele fake e jeans reciclado marcam 3º dia de desfiles

O destaque do terceiro dia de semana de moda carioca foi para a apresentação de peles fake e jeans reciclados
Foto: AgNews
 
Ticiana Giehl
Tatiana Sisti
Juliana Crem
Rosângela Espinossi
Rodrigo Brum
Gabriel Macieira
Direto do Rio de Janeiro

O terceiro dia de desfiles da semana de moda carioca, nesta quarta-feira (11), foi marcado pela predominância de looks com brilhos, seja em vestidos longos mais sofisticados, ou em produções para o dia a dia. O destaque foi para a apresentação de peles fake, com inspiração na floresta de Robin Hood da grife 2nd Floor, e para o jeans reciclado - feito a partir de tecidos e garrafas PET - vestidos por Carolina Dieckmann e Marcelo Serrado no desfile da TNG. Os atores da novela global Fina Estampa foram a grande sensação.

Galeria de fotos: Veja os melhores momentos da semana de moda carioca
Infográfico: Quem deve ser a nº 1 das passarelas cariocas? Vote aqui

O dia começou com a top Isabeli Fontana na passarela do Fashion Business, com a apresentação da Maria Filó. As 30 modelos da grife desfilaram com peças que expressam a ideia da estilista Roberta Ribeiro de fazer uma coleção inspirada nas festas e jantares de amigas em casa, voltada para mulheres extremamente femininas.

O clima delicado e com muito glamour teve sequencia no desfile da designer de joias Francesca Romana Diana, que abriu seu apartamento de 600 metros quadrados para mostrar uma coleção com inspiração em joias antigas, da época do Império Romano até os ícones da tradicional Bulgari. Logo após, o cenário do Fashion Business voltou a ser o Jockey Club do Rio de Janeiro, que ganhou ares de neve para a apresentação dos acessórios da designer Camila Klein. As joias de ar rústico apareceram contrapostas a peças de alfaiataria, expressando a ideia de uma mulher sofisticada. Destaque para colares gigantes em forma de gravata, e brincos, que segundo a designer, serão a grande promessa do inverno.

O primeiro desfile do dia no Fashion Rio, no Píer Mauá, começou por volta das 18h35 com looks repletos de pele de animal fake da 2nd Floor, inspirados no personagem Robin Hood, um herói fora-da-lei. Neste clima, os chapéus se tornaram a peça-chave da coleção e o animal print foi substituído por estampas com desenhos literais dos animais. O cenário da floresta deu lugar a um ambiente mais luxuoso para o desfile seguinte, da Coven, que entrou na passarela às 19h35. Os estilistas Lucas Magalhães e Susana Bastos não economizaram no glamour para os 26 looks, que na sua maioria eram completamente cobertos por brilho do próprio tecido, aliado a modelagens geométricas.

Logo em seguida, o desfile da Oh, Boy! no Fashion Business também foi repleto de brilho em tons de rosa e belíssimos acessórios de cabeça - como os fascinators que viraram febre nas mechas reais de Kate Middleton. A inspiração da grife foi Paris dos anos 1920, em uma coleção voltada para meninas que gostam de viajar. Outro destaque foram as transparências, que já se firmaram como uma das tendências que seguem fortes no inverno 2012. O clima bastante feminino teve sequência no desfile da Melk Z-Da no Fashion Rio. As peças têm referências nas bonecas de barro de várias regiões do Brasil e os looks foram criados com muitas texturas e movimento de babados.

O Fashion Business encerrou a programação da noite com o desfile da Addict, grife de moda masculina que levou para a passarela homens com caras pintadas que vestiram calças ajustadas, blusões e tricôs confortáveis. Mas o desfile que causou maior euforia foi o da TNG, que fechou o segundo dia do Fashion Rio com a presença na passarela dos globais Carolina Dieckmann e Marcelo Serrado. A atriz abriu a apresentação com shorts jeans e uma camisa xadrez finalizada com um lenço. O público gritou, mas a empolgação foi maior quando Marcelo Serrado pisou na passarela com uma camisa na mesma estampa que a dela, calça jeans, óculos de sol e uma bolsa. A grife assinada por Maurício Ianês foi inspirada no diálogo entre a cidade e o campo e apresentou uma coleção eco-friendly, com jeans 100% reciclado, que teve como matéria-prima tecidos e garrafas PET.

Novos talentos
Além do Fashion Business e do Fashion Rio, cinco marcas desfilaram nesta quarta-feira no Rio Moda Hype. O evento, que tem como objetivo divulgar novos talentos para a moda, começou ontem e foi encerrado nesta noite, com os desfiles das marcas femininas Branchée (RJ) e Martins Paulo (PI), as unissex Estúdio Frame (SP) e Sann Mercuccy (DF) e a masculina Paulo Rocha (RJ).

Famosos
Isabeli Fontana, que desfilou com exclusividade para a Maria Filó, disse que a grife Dolce & Gabbana fará seu vestido para o casamento com Rohan, filho do cantor Bob Marley, que acontecerá no fim do ano. Já a ex-BBB Priscila Pires, grávida de cinco meses, falou sobre as tendências para o inverno. "Gosto de moda, mas não sou aquela que vai a todos os desfiles e conhece todos os estilistas. Quando você é criada mais para baixo, não tem essas coisas. Se eu tivesse nascido em berço de ouro, poderia falar melhor sobre isso", opinou.

Ao contrário da ex-BBB, a atriz Nathália Rodrigues se considera apaixonada por moda. "Eu sou viciada em tênis, tenho quase 200 pares", afirmou nos bastidores do Fashion Business. Já a dançarina Dany Bananinha falou sobre os seus projetos como atriz e sobre a marca de biquínis que recebe o seu nome.

Grávida de sete meses, a apresentadora Cynthia Howlett afirmou estar ansiosa com a chegada do primeiro filho homem. "Acho que vai movimentar a casa", opinou ela, que é casada com o ator Eduardo Moscovis. Em clima de romance, a atriz Maytê Piragibe prestigiou os desfiles ao lado do marido, o modelo e ator Marlos Cruz. "O Marlos é modelo, adora moda! Casei com o homem certo: tem paciência para esperar eu me arrumar, fazer a maquiagem", disse.

A atriz Juliana Knust esteve no Fashion Business para curtir o desfile da grife Oh, Boy! e afirmou que não usa nada muito decotado e ousado. Também presente na apresentação da grife carioca, Fernanda Paes Leme afirmou não ter um único estilo. "Eu não me defino. Aliás, eu acho que o grande barato é esse, nunca se definir. Eu sou geminiana, né? Estou sempre mudando", disse.

Claudia Jimenez conferiu o último desfile da noite no Fashion Rio, o da TNG, e disse que a moda não é feita para as gordinhas. Logo após a apresentação da grife, Carolina Dieckmann, que foi a estrela do desfile, afirmou que em seu guarda-roupa só entram roupas confortáveis. "Tem que vestir bem, ter conforto para andar, e até biquíni não pode ser pequeno, porque fica entrando e me irrita". Seu companheiro na passarela da TNG, o ator Marcelo Serrado disse que também prefere roupas confortáveis. "Sou muito jeans e camiseta básica. O Crô não gostaria nada do meu estilo. Aliás, costumo dizer que Deus é justo, mas a calça do Crô é mais", brincou.

Semana de moda carioca
Dois eventos de moda agitam o Rio de Janeiro. O Fashion Rio, um dos maiores eventos de moda do País, está em sua 20ª edição e acontece entre 10 e 14 de janeiro, no Píer Mauá, no Rio de Janeiro. Já a 19ª edição da bolsa de negócios de moda Fashion Business, a maior da América Latina, vai até 13 de janeiro, no Jockey Club Brasileiro, também na capital carioca. No total, são 49 desfiles que tomam as passarelas do Rio de Janeiro em seis dias, incluindo as apresentações dos novos talentos, que acontecem no Rio Moda Hype, nos dias 10 e 11 de janeiro.

Terra Terra