0

Preto e branco invadem o inverno: veja como usar a tendência

14 mai 2013
17h28
atualizado às 17h28
  • separator
  • comentários

Atemporal, clássico e chique. Assim, o duo mais conhecido e aclamado do mundo da moda, o preto e branco, sobrevive a temporadas inteiras, ora flertando com o boom de estampa, ora dando espaço para os blocos de cor. E neste inverno já tomou conta das araras e dos looks das celebridades. Pode anotar: a onda bicolor vai permanecer também no verão. As opções, aliás, vão além das roupas e chegam também aos acessórios: lenços, bijuterias, bolsas e sapatos.

Recorrer ao pretinho básico, complementando a produção com a luz neutra do branco, já nem é mais considerado clichê ou a solução para não errar. Esse é um padrão do vestuário minimalista que se reinventa a cada mudança de estação. E haja fôlego para aguentar a composição que nunca sai de cena, uma vez que, de acordo com a consultora de moda Chiara Gadaleta, do site Ser Sustentável com Estilo, a dobradinha do preto e branco funciona para praticamente todos os tipos de corpo. "Para não se arriscar e errar nas proporções é sempre melhor usar o preto na parte do corpo que se quer alongar e o branco na que queremos privilegiar", ensina.

Altas
Para as mais altas, a dica de Chiara é abusar do branco nas saias e calças e até em uma combinação p&b na mesma peça, como na calça zebrada por exemplo. "Mas o que conta não é a altura de cada um e sim a proporção do corpo. Uma mulher mais baixa pode ser mais longilínea do que uma mais alta. É tudo uma questão de proporção."

Baixas
As mais baixinhas têm mais sucesso quando optam pela parte de baixo preta. "Detalhes P&B nos ombros, faixas finas brancas nas laterais das calças pretas são bem-vindas também", afirma a consultora.

Gordinhas
Quem está com quilinhos a mais também pode apostar na dobradinha bicolor. O truque para alongar a silhueta, de acordo com a especialista, é dar mais preferência ao preto e deixar o branco em detalhes estratégicos, como nos punhos das mangas e na região do pescoço (golas).

Magras
As mais magras já têm mais liberdade para "brincar" com o branco, tomando cuidado para não afinar ainda mais as pernas.

It-calça
Uma das peças que sintetizam a onda bicolor é a calça listrada na vertical, em preto e branco, vista à exaustão nos frequentadores do último São Paulo Fashion Week. Ela ainda segue em alta nas ruas e nas vitrines, prometendo comparecer como o “tem-de-ter” do inverno 2013, como foi o sneaker (tênis com salto embutido criado por Isabel Marant) há duas temporadas. Quem quiser aderir à peça, deve tomar alguns cuidados.

De acordo com Chiara, a calça "zebra" deve ser usada quase como um acessório. "No restante do look, deve-se apostar em peças mais alinhadas e simples. Nada de muito volume na parte de cima. Uma blusa ou t-shirt com o máximo de preto possível, mais comprida, disfarçando o quadril, e um blazer preto podem dar equilíbrio e não chamar atenção para partes do corpo desnecessárias. Aconselho um salto mais delicado sem muitos detalhes".

Ponto a Ponto Ideias

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade