PUBLICIDADE

Da novela para a vida real: veja como usar acessórios religiosos

27 ago 2012 - 16h30
(atualizado às 16h43)
Compartilhar
Exibir comentários

Não é de hoje que o que aparece na telinha muitas vezes se torna uma forte tendência. “É muito comum aqui no Brasil que os figurinos das novelas virem moda e até uma febre nas ruas. As novelas são parte da cultura popular no País e, por isso, é normal seguir o que os atores usam na caracterização de suas personagens. O que está na novela é a modinha da vez”, justifica a consultora de moda Ana Paula Lima. Este foi o caso de Carminha, de Avenida Brasil, que, com seu figurino discreto em cores claras, fez muita gente tirar a calça branca do armário. Porém, outro detalhe do visual da vilã interpretada por Adriana Esteves vem chamando atenção: os acessórios religiosos.

A vilã Carminha, de 'Avenida Brasil', impulsionou a tendência dos acessórios religiosos
A vilã Carminha, de 'Avenida Brasil', impulsionou a tendência dos acessórios religiosos
Foto: Raphael Dias/TV Globo

Veja famosas e desfiles que apostaram nos acessórios religiosos

No entanto, não é de hoje que os crucifixos, santinhos e escapulários vêm ganhando espaço. “Essa tendência teve muita força na década de 1980, com símbolos como Madonna, e agora aparece em uma releitura,”, explica a consultora de moda Ana Cury. “É uma tendência que vem e vai e sempre aparece com novidades”, defende. No final do ano passado, esse tipo de acessório marcou presença em desfiles e campanhas de grades grifes, como Dolce & Gabbana, Emilio Pucci e Lanvin.

Segundo Ana Paula, esse estilo religioso já foi moda há alguns anoss, inclusive em outras novelas. O pingente de espírito santo usado por Tereza, personagem de Lília Cabral, em Viver a Vida, virou febre na época e o figurino com um escapulário e repleto de camisetas de santos de Bernardinho, vivido por Thiago Mendonça, de Duas Caras, também inspirou muita gente.“É preciso tomar cuidado com essas modinhas de novela. Você não pode usar algo apenas porque é uma tendência, tem que ter a ver com sua personalidade também”, alerta Ana. A consultora de estilo Amanda Medeiros concorda. “Particularmente acho que uma pessoa só deve usar aquilo que tem significado ou história para ela. Se você não gosta de cachorro não vai usar uma blusa com estampa de filhotes de cão só porque é uma tendência, certo?”, afirma ela.

Confira dicas da especialistas de como usar os acessórios religiosos:

Sem exageros

Para não criar um look de carola é preciso selecionar bem o que usar. “O ideal é escolher apenas um acessório que tenha esse tipo de referência para não ficar caricata”, aconselha Ana. “Se optar pela correntinha, não use um brinco, anel e pulseira do mesmo look”, completa Ana Paula.

De acordo com o estilo

Hoje os acessórios religiosos aparecem em materiais diversos como madrepérola, ônix, cristais e pedras variadas. Então, basta escolher um estilo que condiz com a mensagem que você quer passar. “Os mais delicados como as correntinhas e pulseiras combinam com visuais mais romênticos. Já os mais pesados, como correntes, anelões e brincos grandes combinam perfeitamente com uma pegada mais rock, especialmente as cruzes”, explica Ana Paula.

Dê olho nos significados

Outra questão essencial na hora de vestir um acessório religioso é saber que ele carrega um significado. “Talvez você não acredite no que aquele símbolo representa, mas, de qualquer forma, precisa respeitá-lo”, ressalta Ana. Por isso, ela não indica esse tipo de acessório para looks muito sensuais. “Com isso você pode ofender alguém sem querer. O ideal é usá-lo se faz algum sentido para você e não apenas por uma questão estética”, defende.

Adapte a tendência

Além das medalhinhas de santos, você ainda pode optar por um escapulário, um colar de terço, pingentes em formato de pomba e cruz. A tendência aparece em colares, pulseiras, brincos e até anéis, basta escolher seu tipo de acessório preferido. “Colocar o seu estilo no look com o elemento de tendência é a chave para se sentir bem e ‘na moda’”, garante Amanda.

Destaque para os acessórios

Quando quiser que seu acessório seja a personagem principal do seu visual, o ideal é combiná-lo com um figurino mais básico, como um vestido de cor única. “Vale também, por exemplo, misturar uma camiseta com estampa localizada (que é outra supertendência) com um acessório de cruz. Outra opção legal é fazer um mix de acessórios de universos variados, reunindo spikes e cruz, tachas e outro que lembre as contas do terço”, sugere Amanda.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade