publicidade
07 de março de 2012 • 15h01

Conheça o estilo das jornalistas da Rede Globo

Principais jornalistas de Globo seguem diferentes estilos
Foto: TV Globo / Divulgação
 
Tatiana Sisti

Os diferentes trabalhos exigem diferentes dress code. Quem trabalha na frente das câmeras, mais especificamente com jornalismo, deve tomar cuidado para que o look não chame mais atenção do que a notícia em si. As jornalistas não podem aparecer de jeans e camiseta, ou com roupas curtíssimas e decotadas.

Mas, mesmo assim, é possível expressar o estilo através de peças mais sérias. As jornalistas da TV Globo, por exemplo, dão sua características ao visual, seja de forma mais clássicas ou mais moderna. Por mais que elas, na maioria das vezes, fiquem atrás de uma bancada, é fácil perceber que cada uma segue um estilo diferente.

Segundo a consultora de moda Adriana Antunes, é possível passar a formalidade da profissão usando looks mais casuais. "As camisas, os cardigãs com novos cortes e tecidos nobres são tão formais quanto os terninhos. Também é preciso levar em conta a característica da apresentadora. A Fátima Bernardes fica chiquérrima de blazer. Já a Patricia, arrasa nas camisas de seda. Ambas são super elegantes e seguem estilos diferentes", detalha.

Apesar de terem maneiras de se vestir diferentes, elas prendem a atenção pelo profissionalismo e simpatia. "A roupa não interfere na maneira em que passam suas mensagens, mas é sempre bacana estar com um look correto", explica Adriana, que aproveita para acrescentar que raramente elas cometem as famosas "gafes fashion". "Não seria um erro da moda, mas não gosto do estilo da Mariana Ferrão. Acho que envelhece."

Além de roupas apropriadas, é preciso que o cabelo e a make conversem entre si para então, passar uma imagem de confiabilidade. Ana Paula Lima, consultora de moda, explica a mudança de visual de Patricia Poeta. "Não dá para ter um cabelão na cintura porque a bancada vai esconder onde ele termina", detalha. Segundo ela, um cabelo assimétrico, desfiado demais, glamuroso ou de uma cor berrante também não é aconselhável.

Ana Paula Lima aproveitou para analisar o estilo de cada jornalista da TV Globo.

Fátima Bernardes
Ela tem um estilo clássico/tradicional e tenta ousar um pouquinho sem ficar exagerado. Fátima está sempre mudando o corte de cabelo, a cor da maquiagem e arrisca nos looks sem usar terninho todos os dias, intercalando-os com casacos, jaquetinhas e camisas.

Patricia Poeta
Quando estava à frente do Fantástico, usava vestidos na altura dos joelhos de corte mais clássicos, mas atual e, na maioria das vezes, eles eram sem mangas. O mesmo não acontece no Jornal Nacional, onde braços à mostra seria algo ousado demais. Na bancada ela tenta ser sofisticada e mais moderninha, abusando das camisas em cores variadas, tecidos finos e blusas mais decotadas.

Renata Ceribelli
Ela tem um estilo mais contido, não ousa demais e opta pelas peças que lhe caem bem - geralmente calças e camisas, blusas com calças ou terninhos -, sempre em tons neutros e sem muitos detalhes para não engordar. Renata carrega um pouco mais nos acessórios para quebrar a rigidez do look. De vez em quando, se arrisca em vestidos, mas se sente visivelmente mais confortável em calças.

Sandra Annenberg
Ela tem um estilo bem feminino e tradicional do jornalismo. Não deixou de lado os terninhos, usando-os quase diariamente, mas usa cores leves e alegres. Sandra gosta muito de usar camisetas por baixo do blazer, geralmente de cores diferentes para quebrar a formalidade. A maquiagem e os acessórios são contidos.

Mariana Godoy
Ela tem um estilo formal e bem tradicional. Usa basicamente terninhos com pala larga, geralmente com camisetas por baixo, sempre no mesmo estilo e em tons neutros. O cabelo é bem curtinho e a maquiagem suave.

Glória Maria
Ela é uma das mais ousadas. Conhece seu corpo e é segura para carregar o look. Ela tem bastante informação de moda e está sempre usando boas marcas nacionais e internacionais. Glória adora vestidos mais curtos, braços de fora, roupas que a deixam com ar jovial, mas também sabe compor muito bem um blazer ou blusa com calça. Está sempre atualizando o corte de cabelo e adora jóias.

Mariana Ferrão
O estilo dela é mais casual pelo tipo de programa que apresenta. Tem um ar mais relaxado, mas sem deixar de ser arrumado e clássico. Na maioria das vezes ela apresenta de calça com corte de alfaiataria combinada com camisa ou calças com tricôs, malhas, batas, cardigãs e casaquinhos com camiseta por baixo. O salto é indispensável para alongar e valorizar sua silhueta. O cabelo é mais comprido, mas sempre liso e discreto, e a maquiagem tem mais de cor.

Renata Vasconcelos
Ela é mais clean. Arrisca peças fora do mundo dos terninhos e aposta em blusas trespassadas, decotes V e até tailleurs. Gosta de tons neutros e não usa acessórios. Como tem um rosto muito marcante, ousa e carrega na maquiagem e no penteado.

Christiane Pelajo
Ela tem um visual bem eclético e usa desde terninhos até coletes com camisa, passando por blusas justas e jaquetinhas. Como tem os seios grandes, opta por cores escuras e decotes V. O cabelo tem corte no tamanho médio. Ela gosta de carregar um pouco na maquiagem, principalmente nos olhos. Os brincos geralmente são maiores.

A consultora de moda Karol Loureiro analisou os looks das jornalistas enquanto trabalhavam. Clique na aba de fotos e confira.

Terra