Moda

publicidade
25 de março de 2011 • 09h03

Confira 30 botas para esquentar os pés no inverno

Com pespontos, zíper e cadarço, o modelo azul que chega até o meio da canela é sugestão da Versace
Foto: Getty Images
 
Rosângela Espinossi

Não há como negar, dias frios e botas são pares perfeitos para esquentar a silhueta feminina. Nas vitrines brasileiras, os modelos já estão chegando, seguindo tendências também vistas nos desfiles internacionais. E democracia é a palavra certa para determinar os vários modelos propostos.

"Há os de cano curto, passando por todas as variantes da canela e chegando ao joelho. Os saltos também variam: tipo rasteira, baixo, alto, plataforma", afirmou a estilista Thálita de Freitas, especializada em calçados femininos e responsável pelo estilo de marcas do polo calçadista de Franca, São Paulo.

Segundo ela, até mesmo as superlongas e agarradas, estilo Peter Pan e chamadas de cuissards, têm vez. "Vêm clássicas ou casuais de salto baixo em couro ou ultra-aderente, com salto agulha, usadas com shorts, minivestidos e calça segunda pele".

Os modelos trazem muitos detalhes, com cadarços, fivelas, macias com botões laterais, pelos. Confira outras dicas da profissional e, depois, clique na galeria de fotos para conferir os modelos apresentados nas passarelas internacionais.

1) Botas de cano longo lisas usadas com saias e vestidos garantem um estilo mais sexy e chique.
2) Bota branca nunca se usa, é só passarela.
3) Os modelos com estampa devem ser usados com calças segunda pele, meias mais grossas, vestidos mais largos. Este é sempre um look mais fashion. A dica é optar por tons escuros, para não parecer "perua".
4) As ankle boots caem bem com tudo: jeans, vestidos, saias, shorts. Vale criar o estilo com sua cara. É o curinga do inverno.
5) As de salto baixo são legais para usar com jeans, saias, shorts. É um estilo mais descolado, despojado e fashion. Tem de ter personalidade para saber combinar sem parecer "jeca".
6) Muitos estilistas fizeram as de salto wedge (anabela sem quase nada de plataforma na frente). "Essas são as mais perigosas. Ficam legais com jeans, casaquinho mais casual, nada muito incrementado. É um estilo informal, porem não fica legal para as mais baixas (e elas adoram), pois encurtam a perna".
7) Para combinar com as peças curingas do inverno (coletes de pelo, peças de tricô e lã, casaquinhos em tweed, jaquetas com detalhes de lã), as cores para as botas são pretas, café, bege, granito, verde mais escuro, marinho e canela.

Especial para Terra