Iesa Rodrigues

› Moda › Claro Rio Summer › Claro Rio Summer › Iesa Rodrigues

Iesa Rodrigues

Domingo, 9 de novembro de 2008, 00h27 Atualizada às 16h17

Começo e final foram acertados

Iesa Rodrigues Enfim, foi. Dizem que nada como um estrangeiro para valorizar a terra alheia. Nizan Guanaes vibrou cada segundo do seu evento, mesmo que muito tenso nos primeiros momentos: ainda que a publicidade seja um setor estressante, nada se compara à maluquice de encenar desfiles, que são vários pequenos espetáculos de 10 minutos no máximo, que devem ser lindos, perfeitos, impecáveis e vender os figurinos. Ou melhor, as roupas.

» Biquínis que foram sucesso
» Maiôs estão mais ousados
» Confira acessórios do verão
» Veja opções de sungas para eles

A agenda com marcas conhecidas facilitou o bom resultado, mas algumas das poucas grifes estreantes agradaram bastante. O começo e o final, decisões sempre muito estratégicas e difíceis, foram acertados. Carlos Miele fez um dos melhores desfiles e a dupla Osklen/Lenny arrasou como moda e como festa.

Na rádio-backstage os boatos rolaram por todos os lados. Um dos mais ouvidos antecipava que em breve Nizan voltaria aos seus afazeres publicitários e passaria adiante o Rio Summer para alguém especializado. Tenho a impressão que seria um erro.

Este tipo de evento depende de quem dirige, do carisma do líder. Será difícil ter uma semana destas, sem o Nizan de bermuda, descalço na beira da passarela, ou de blazer, sambando ao som da música que compôs para as aberturas dos shows, ou no final, de braços para o alto, vibrando com o último desfile. Fica por aqui, Nizan Guanaes.

O que vamos usar no alto-verão

» Confira as tendências

-Biquínis menores, principalmente na calcinha
-Vestidos longos, estampados ou com babados enviesados na vertical
-Estampa de oncinha e cobra, de novo
-Biquínis montados em tiras largas, se o corpo for perfeito
-Moda praia de luxo, com detalhes dourados, cristais e rendas, nas festas de verão
-Acessórios engraçados e grandes, como os brincos de argola feitos de biscoito de polvilho. Muitas pulseiras
-Vestidos em modelagem retorcida, curtinhos e tomara-que-caia
-Vestidos brancos, com rendas e alcinhas
-Estampas florais, de folhas e tipo jacquard. Azulejos
-Shorts de alfaiataria brancos ou cáquis
-Sutiãs amarrados e com laços nos biquínis
-O maiô-camiseta, um achado
-Casacos de crochê areia, bolsas de crochê de ráfia, juta, fios rústicos
-Tricôs listrados navy para os homens
-Paletós coloridos e calças estampadas, para eles

O que devemos evitar

» Nem tudo deve ir para o seu guarda-roupa

-Calças com muito volume, bolsões, pregas
-Biquínis com sutiã de bojo
-Maiôs que parecem ensalsichar o corpo, cheios de tirinhas finas
-Modelos em Lycra fininha, que sobra no corpo e marca demais
-Amassados exagerados, que não agradam às brasileiras
-Sumiram os xadrezes, as pregas horizontais, as mangas-balão
-Shorts balonês, calcas de gancho baixo
-Exagero de rendas e dourados nos maiôs
-Roupa muito certinha, para os homens. Reina o informal, o casual

Iesa está na área da moda desde o final dos anos 60, quando começou no Jornal do Brasil como ilustradora. Passou para a produção e redação nos anos 70. Trabalhou na revista Desfile, na sucursal das femininas da Editora Abril em 80, mas voltou ao JB como editora da revista Domingo.

Há 12 anos abriu o site www.estiloiesa.com.br e em 2001 criou o curso de Jornalismo de Moda no Senac Rio.

Especial para Terra

Busque outras notícias no Terra